Projeto Favela Mundo: 556 vagas em oficinas e cursos gratuitos
Jéssica Flausino

O projeto sócio-cultural Favela Mundo abre inscrições para oficinas de Teatro, Música e Dança. São 556 vagas gratuitas. As aulas acontecerão nas ONGs Renascer Brasil e Cape Leblon. Para se inscrever nos cursos, os interessados devem ter entre 6 e 18 anos, ser de baixa renda e estar matriculado em alguma instituição de ensino.

O projeto conta também com cursos de Maquiagem Artística. Os interessados devem ter mais de 15 anos de idade. O curso tem duração de oito aulas, totalizando 16 horas. Além das oficinas e do curso de maquiagem, o Favela Mundo promove ciclos de palestras com médicos, advogados, educadores e ambientalistas em diversas comunidades do Rio de Janeiro. Todas atividades são destinadas a alunos mas, também, para toda a família. A meta do projeto é atingir mais de 2 mil pessoas mensalmente.

O Favela Mundo atua em diferentes segmentos como cultura, educação, meio ambiente e saúde. O projeto oferece, ainda, aulas gratuitas de reforço escolar para contribuir com a luta contra a evasão escolar. As aulas oferecidas são das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Inglês, Geografia e História.

Para o idealizador do projeto, Marcelo Andriotti, a cidadania precisa ser desenvolvida nas atividades do dia-a-dia. “O conhecimento e a cidadania precisam ser exercitados e desenvolvidos diariamente, não apenas em aula, mas
em casa, na escola, no ato de pegar o ônibus, o metrô, na fila no supermercado, e por aí vai”, diz.

Serviço
Os interessados devem realizar as inscrições na ONG Renascer Brasil, que fica na Av. Novo Rio, 10, Comunidade Agrícola de Higienópolis, Higienópolis, Rio de Janeiro e na Ong Cape Leblon, que fica na Av. Borges de Medeiros,
699, Bloco 1, térreo, Lebon, Rio de Janeiro.